Realizou-se ontem, sábado, 30 de maio, uma manifestação massiva no centro de Lima, no Peru, com centenas de manifestantes que, em uníssono, gritavam «Fujimori nunca mais», «Viva a luta do povo peruano» e «O sangue derramado nunca será esquecido». Várias associações civis organizaram-se espontaneamente para se manifestarem contra a candidatura de Keiko Fujimori, que concorre pela quarta vez à presidência da República.
As diferentes faixas e panfletos davam conta das inúmeras denúncias e da total rejeição contra Fujimori Higushi, «porque o fujimorismo representa impunidade, corrupção, autoritarismo, aprovação de leis pró-crime, proteção de interesses mafiosos e aprofundamento da crise política, social e económica que afeta o país», assinalavam no apelo.
Os manifestantes provinham de diferentes distritos e zonas de Lima (com mais de oito milhões de eleitores), que se organizaram em frentes e coletivos para defender o seu voto. Participaram assim a Plataforma pela Democracia, as Coordenadoras de Organizações de Esquerda e Progressistas – COIP, a Frente Patriótica Popular, a Frente Patriótica pela Democracia, o Mundo Verde, a Frente Popular das Mulheres do Peru e a Frente Democrática Cidadã – SMP.
Da mesma forma, a Universidade Nacional de Engenharia – UNI, os partidos Novo Peru, Venceremos e Juntos pelo Peru, Partido Comunista do Peru – Pátria Vermelha, Agora Nação, CENAJUPE, Central Geral dos Trabalhadores do Peru – CGTP, Las Micaelas de Huaycán, Conselho Plurinacional do Tawantinsuyo e o Acordo Histórico Cidadão – AHC.
A população continua a mobilizar-se na capital, Lima, e nas províncias foram registadas convocatórias simultâneas em cidades como Arequipa, Cusco, Chiclayo, Ica, Huancayo, Huaraz, Tacna, Trujillo, Huánuco e Pasco, que pertencem às zonas norte, centro e sul do país.







