Os milhares de agricultores que se encontravam em greve desde 25 de maio, em diversas regiões do país, levantaram a medida de protesto depois de o governo se ter comprometido a destinar 150 milhões de soles para fazer face à crise que o setor agrícola atravessa. Serão destinados 100 milhões de soles à compra de arroz e 50 milhões à manutenção dos canais de irrigação.
Após o acordo com o governo, os produtores de arroz e banana das regiões de Piura, San Martín, Lambayeque e Tumbes levantaram o bloqueio que mantinham em vias estratégicas a nível nacional e que impediam a circulação de pessoas e produtos; enquanto em Huánuco a medida ainda se mantinha. Também ocorreram confrontos com a Polícia Nacional.
Segundo os produtores, o setor agrícola deve ser declarado em estado de emergência devido à queda do preço do arroz, ao aumento dos custos de produção (de fertilizantes e combustível), à concorrência desleal por importações massivas de produtos agrícolas, aos impactos das alterações climáticas e à falta de apoio estatal à produção local. Os manifestantes assinalaram que retomarão a greve dentro de 10 dias se o governo não oficializar o decreto de emergência acordado.







